A História do Jeans na Moda

09:00:00

Escrito por: Gabriella Rodrigues

Olá pessoal! O post de hoje traz uma abordagem sobre uma peça que conquistou espaço no guarda roupa de ricos e pobres, geeks e patricinhas, extravagantes e minimalistas: o jeans! Vamos conhecer um pouco sobre como o denim, que começou como uma roupa para trabalhar nas fábricas e virou um status fashion.


Tudo começou no século XVIII quando os franceses tentaram copiar um tecido grosso italiano. Quase 100 anos depois, no fim do século XIX, Levi Strauss o levou à América e o aperfeiçoou. Se tornou o grande responsável pelo sucesso da peça, e abriu junto com o cunhado em São Francisco uma loja para abastecer os mineradores, que começaram a usar o jeans como farda.


O tecido que nasceu de uma sarja de algodão com um corante azul índigo, é extremamente resistente e não necessita de muitos cuidados, o que o tornou perfeito para ser protagonista de uma roupa de trabalho.

Foi em 1940 que ele se firmou como moda, quando foi usado tanto em roupa de batalha na Segunda Guerra Mundial, e também como uniforme das mulheres que ficaram para assumir as fábricas.


Um pouco mais à frente, na era de ouro dos anos 50, James Dean consagra o visual calça jeans azul anil + camiseta branca + jaqueta de couro como uniforme cool. Na década de 60, o denim se firma ainda mais com a geração jovem que não queria mais se vestir como os pais. Usar jeans passa a ser considerado revolucionário, e ele se populariza a partir daí em movimentos de contracultura. Os hippies tornam a modelagem boca de sino a sua característica, enquanto os punks vão abusar do destroyed. Esses grupos tinham em comum o desejo de mudança. A calça jeans também marcou o feminismo na época, já que a peça sempre conteve um caráter unissex.


Vários processos de aprimoramento e inovação aconteceram nos anos seguintes. O elastano foi introduzido, fazendo modelagens mais justas surgirem. A técnica do stone wash, que usa pedras para dar uma nova cara ao jeans e as lavanderias industriais, possibilitando vários tons de azul e efeitos diferentes, surgiram por volta de 1980. As marcas Ellus e Zoomp foram pioreiras no mercado do jeanswear nacional.


Nas duas décadas seguintes, além de calças, foi popular também o uso do jeans em jaquetas, jardineiras e macacões. A cintura baixa dominou a nova geração da pop music com Destiny’s Child, Britney Spears e Christina Aguilera como ícones de estilo. O primeiro estilista a colocar o jeans na passarela foi Calvin Klein, e nos anos 2000, Jean Paul Gaultier e Chanel o transformaram em alta costura.

Nos últimos anos surgiram tantas tendências e formas reinventadas de se o usar o jeans que deixaremos para falar delas em um futuro post!

Gostou de saber dessas curiosidades sobre uma peça tão presente no nosso guarda-roupa? Qualquer dúvida, estou te esperando nos comentários. Você já me segue nas minhas redes sociais? Deixo aqui o meu Instagram, Twitter e Snapchat (mabisr) para quem desejar ter um contato mais próximo. Siga também o Blog Chá Com Estilo para saber sempre que tiver post novo.

Beijão e até o próximo post! <3


You Might Also Like

0 comentários