Carreiras legais na moda: Cool Hunter

10:00:00

Escrito por: Gabriella Rodrigues



O que você faz para saber sobre as próximas tendências de consumo? Dá aquela pesquisa básica na internet? Fica de olho nas passarelas e vê o que os seus estilistas favoritos apostaram para a temporada? Bem, isso pode ser muito obvio para você, mas você já se perguntou como as marcas trendsetters ficam sabendo exatamente o que vai virar moda por aí?

Agora imagine isso: Alguém te contrata para que você ande por diferentes lugares e saia observando um determinado grupo, geralmente jovem, para analisar seus hábitos, gostos, interesses e comportamento. Você tem a missão de fotografar, anotar, desenhar e enfim, registrar a sua pesquisa de todas as formas possíveis.

Acredite, essa profissão existe! Os “cool hunters”, que em uma tradução literal significa “caçadores de coisas legais”, são responsáveis por investigar tudo o que a galera gostaria de consumir em um futuro próximo. Eles vão captar sinais que demostrem como a sociedade vai estar em breve.

Os nossos caçadores de tendências vão executar a sua tarefa se baseando principalmente no conceito de Zeithgeist. Essa é uma palavra alemã que define o “espírito de uma época”, isto é, o clima intelectual, cultural e econômico de um certo tempo. O cool hunter irá estudar o comportamento das pessoas a partir de acontecimentos externos que irão influenciar o espírito do tempo hoje. Coisas como guerras, atentados, crises econômicas, entre outras, vão afetar o modo como as pessoas costumam se divertir, passar o tempo, e inclusive, se vestirem. Os profissionais dessa área devem saber processar os sinais, sejam leves ou bruscos, para entender as mudanças de mercado diante disso. Estar atento não só no presente, mas ao que já passou e ao que pode vir a acontecer, também é importante.

Essas pessoas investigadoras irão trabalhar geralmente em empresas de pesquisa, departamentos de desenvolvimento de produtos, agências de publicidade, e até mesmo turismo, para descobrir tendências de viagens. Não é preciso mencionar que devem ser boas observadoras. Ter um senso crítico e curiosidade aguçada é primordial para facilitar o trabalho, pois além de câmera e bloco de anotações, o cool hunter vai contar com a sua atitude na hora de obter informações e registrar tudo. Considerando que pode ir caçar tendências em cidades badaladas pelo mundo inteiro, saber outras línguas é uma carta na manga.

E aí, ficou interessado? Aposto que você vai sair por aí tomando mais cuidado com quem estiver fotografando perto de você. Já pensou que o público de determinados ambientes que você frequenta pode estar sendo estudado por um cool hunter? 

Vem trocar uma ideia comigo nos comentários...
Beijão! <3

You Might Also Like

4 comentários

  1. Nossa que tudo não sabia que existia isso, super amei o post e o blog muito sucesso para vocês..Cadastra o blog com a gente la em feedhi.com é uma plataforma para bloggers muito boa ela compartilha nossos post nas redes sociais é gratis ta..Qualquer duvida só avisar..bjuss
    www.feedhi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não conhece mesmo, mas é super legal. Agradecemos sua visita e incentivo! <3
      Não conhecia o FeedHi, vou dar uma olhada sobre. Obrigada!!! Beijão!

      Excluir
  2. Eu já quero essa profissão pra vidaaa!

    ResponderExcluir