Moda e Olimpíadas: Uma parceria de sucesso

10:00:00

Escrito por Alessandra Thayssa

Editorial Revista Elle / fonte: google

Olá amores! Quem aí está curtindo as Olimpíadas? Eu particularmente sou apaixonada pelos esportes e competições! Fico zapeando todos os canais para ver as diferentes modalidades e tentar acompanhar os jogos (kkkk!), porque curto várias categorias como natação e nado sincronizado, ginástica artística e rítmica, atletismo, tênis, vôlei, esgrima e por aí vai.
Mas, minha gente, a moda está em todo lugar, incluindo nas Olimpíadas! Não foram poucas as marcas nacionais e internacionais, que fizeram coleções especiais com esse tema. Para nós brasileiros, em especial, essa edição dos jogos tem um gostinho diferente por estar acontecendo em solo verde e amarelo, no Rio de Janeiro.
Roupas de abertura da delegação brasileira, por Lenny Niemeyer / fonte: google

Stella McCarteney para a Grã-Bretanha / fonte: google

Christian Louboutin para Cuba / fonte: google

H&M para a Suécia com matéria-prima totalmente sustentável / fonte: google

Ralph Lauren para os EUA / fonte: google

Dsquared2 para o Canadá / fonte: google

Lacoste para a França / fonte: google

Grande parte das roupas de abertura, encerramento e os uniformes das competições das diferentes delegações tiveram a assinatura de grandes designers e marcas, como Stella McCartney para Grã-Bretanha, C&A e Lenny Niemeyer para a delegação brasileira, Ralph Lauren para os EUA, H&M para a Suécia (com material 100% sustentável), Sport Henri em parceria com Christian Louboutin, para Cuba, Lacoste para a França e os gêmeos Dean e Dan Caten da Dsquared2 para o Canadá.
O jogador Chuck Taylor e publicidade do All Star na década de 50 / fonte: google

Detalhe do nome de Chuck Taylor no All Star / fonte: google

Banda de Hip Hop Run DMC na década de 80 / fonte: google

Neoprene em cliques de streetstyle / fonte: google

Não é de hoje essa ligação entre moda e esportes. Já nos anos 20, o jogador de basquete Chuck Taylor ajudou a popularizar o hoje clássico All Star, que foi criado para a prática desse esporte. O modelo começou a fazer sucesso quando Taylor adotou o tênis da Converse como o seu calçado favorito para os jogos e até hoje, o tênis leva o seu nome. Nos anos 80, com a onda das academias e prática de esportes em alta, a subcultura do hip hop chamou a atenção por alçar os tênis e casacos da Adidas a itens de desejo, incluindo as correntes enormes, relógios e anéis de ouro que ornavam esse estilo. Já em 2013 foi a vez da febre do neoprene, que saiu do universo do surfe e esportes aquáticos, para as mais tops festas e ambientes urbanos fashionistas.
Pop Up store do Brazil Fashion Bridge / fonte: google

Bolsa de Catarina Mina, que investe no handmade e no artesanal / fonte: google

O beachwear couture da Bikiny Society, que mescla a ginga brasileira com a sofisticação européia / fonte: google

Para essa edição dos jogos olímpicos, chamou a atenção o projeto Brazil Fashion Bridge de Alice Ferraz, fundadora da plataforma Fhits. O empreendimento que já teve edições em Londres e Estocolmo, consiste na abertura temporária de uma pop up store, onde são oferecidas diversas marcas brasileiras e uma experiência de compra em múltiplas plataformas. No Rio, a loja física está situada no Grand Hyatt Hotel, na Barra da Tijuca, e foi feita uma curadoria de 9 marcas brasileiras, que representam nossa assinatura na moda. O objetivo, segundo Alice, é aproveitar esse momento que todas as atenções do mundo estão voltadas para o Brasil e mostrar todo o talento e criatividade dos nossos criadores.
Entre as marcas participantes estão Cecilia Prado, Olympikus, Carol Bassi, Lokalwear, Paula Torres, Fatima Scofield, Cris Capoani e as cearenses Catarina Mina e Paula Pinto Villas Boas, com sua Bikini Society. Além da loja física, também está disponível o e-commerce shoplixmix.com.br para compras online, com entrega em até 24 horas somente no Rio de Janeiro. Com isso, está mais que provado que o mercado de moda vai muito além das confecções. O mais importante é sabermos aproveitar as oportunidades (mesmo em tempos de crise), usar a criatividade e ter otimismo de que vamos conseguir crescer! 
Um beijo e até o próximo post.
 

You Might Also Like

9 comentários

  1. Não sabia de muita coisa aí, amei aprender um pouco mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suellen que bom que pudemos compartilhar um pouco de conhecimento. Estamos aqui para isso. Obrigada!

      Excluir
  2. Muito incrível! É muito bacana saber disso!!!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Priscila! É incrível mesmo como a moda se conecta a diferentes áreas, como o esporte, gerando oportunidades!
      Obrigada!

      Excluir
  3. Parabéns pelo post! Muito bom mesmo!
    www.elainetereza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post! Muito bom mesmo!
    www.elainetereza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei!! Mas, só uma sugestão, tenta postar com as fotos um pouco maior! Bju, sucesso com o blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada duplamente Flávia! Sugestão anotada e acatada kkkk!
      Beijos querida!

      Excluir