História da Moda: Os alegres e Exagerados Anos 80

11:39:00



Escrito por Alessandra Thayssa

Fonte: http://www.it-hummingbird.co.uk

Olá minha gente, tudo bem com vocês? Como vai a vida? Por aqui tudo beleza, graças a Deus! Já estamos caminhando para o fim da nossa série sobre história da moda e basicamente  só faltam três décadas para finalizarmos completamente. E no post de hoje vou falar sobre os exagerados, alegres­­­­­­ e terríveis anos 80! Uma década marcada pela intensidade e versatilidade estética.

O contexto histórico da década de 80, foi marcado por acontecimentos político-sociais como o fim da guerra fria, queda do muro de Berlim e guerras internacionais como o conflito Israel-Palestina, que dura até os dias de hoje e a guerra das Malvinas. Os Estados Unidos viviam um período de plena expansão econômica, assim como a Alemanha Ocidental e o Japão. Em contrapartida, a América latina, viveu um período de estagnação econômica e altos índices de inflação e desemprego, e não à toa os anos 80 são referidos como “a década perdida”. Apesar desses fatos, a década de 80 também foi um período de grandes avanços tecnológicos, decisivos para os recursos que utilizamos hoje, como o lançamento do primeiro computador pessoal, dos primeiros sistemas operacionais, e da popularização do mouse e da internet discada. No campo das ciências, houve a descoberta do vírus HIV, o causador da AIDS, doença que matou mais de 30 milhões de pessoas até hoje e que ainda não possui cura.

Michael Jackson / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Guerra nas Estrelas / Fonte: https://ae01.alicdn.com

A apresentadora Xuxa Meneghel em um de seus looks marcantes / Fonte: http://1.bp.blogspot.com

Mas como não falar da cultura pop daquela década, repleta de músicas e filmes que são marcantes e relembrados até hoje, especialmente por quem viveu intensamente aqueles anos. Artistas como Michael Jackson e Madonna, dominaram a cena da música pop e lançaram muitas tendências de moda e comportamento. Quem aí não já curtiu hits como Like a Virgin, Thriller; ou artistas como Bon Jovi, Prince, Billy Idol, Guns N’ Roses, Van Halen, entre outros? E que tal clássicos do cinema como E.T, Guerra nas Estrelas, Blade Runner, De Volta para o Futuro e Curtindo a Vida Adoidado? E aqui no Brasil, nossa nova república estava se constituindo, ao mesmo tempo em que o Xou da Xuxa bombava na televisão, juntamente com a Tv Pirata e o Balão Mágico. Na seara musical, o pop rock deu frutos com bandas e artistas, como Legião Urbana, Kid Abelha, Titãs, Cazuza, Lulu Santos e Paralamas do Sucesso.

Jane Fonda, que fez muito sucesso nos anos 80 com seus vídeos de ginástica / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

A moda esportiva e colorida dos anos 80 / Fonte: http://blogs.nordstrom.com/

Elenco da série Os Goldbergs, com figurino esportivo inspirado na década de 80 / Fonte: http://photos.toofab.com

Na moda, houve uma grande influência de artistas, movimentos musicais e filmes; e as principais características da moda nos anos 80, foram o exagero, os contrastes, a sensualidade e a ousadia. O motivo de se adotar um estilo mais exagerado, era que os valores desse período eram trabalhar muito para se alcançar a prosperidade e o sucesso, de preferência ainda bem jovem. De uma forma geral, o vestuário e os acessórios foram marcados pelo uso de cores vivas e chamativas, como o néon, por exemplo. É bem notável que na década de 80, houve uma verdadeira febre por cuidar do corpo. A ginástica aeróbica virou mania e surgiu uma onda da geração saúde, o que resultou na abertura de inúmeras academias para a prática de musculação e aulas de dança com músicas de ritmo bem alegre e acelerado. Polainas, tênis, sapatilhas, moletom, lycra e faixas na cabeça, tomaram a moda de assalto e transcenderam as academias. Até quem não praticava atividade física aderiu a esse estilo. Como a ostentação estava em alta, não bastava apenas ter dinheiro e uma carreira de sucesso, você também tinha que ter um corpo bonito, magro e torneado.

Estilo dos preppies, os mauricinhos dos anos 80 / Fonte: http://11733-presscdn-0-49.pagely.netdna-cdn.com

Suéter no padrão argyle / Fonte: http://cdn02.cdn.justjared.com

A banda Adam and the Ants ostentando o estilo neo romântico / Fonte: http://3.darkroom.shortlist.com

A banda Duran Duran, caracterizada com o estilo New Wave / Fonte: http://whosthebomb.com

A principal estética da elite nos anos 80, era o chamado estilo preppy, caracterizado pela sofisticação no visual e na atitude adotada pelos freqüentadores das prestigiadas universidades e escolas preparatórias particulares dos estados unidos, em que eram marcantes as camisas em oxford, gola olímpica, a estampa argyle, blusas pólo, suspensórios, tons de cáqui e pastéis, mocassins, docksides e principalmente o uso de suéteres presos ao redor dos ombros. Já os mais rebeldes se inspiravam nos artistas do New Wave e do Pós-Punk, usando maquiagens coloridas e se vestindo com ternos slim-fit, gravatas finas, camisetas listradas, tecidos metalizados e jaquetas de couro. Mais ao final da década, o estilo do neo romantismo cria força, sendo usadas roupas com referências em tempos históricos antigos, com camisas de seda, gola jabô, olhos delineados e cabelos arrepiados.

Manual sobre como ser um Yuppie / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Os jovens que ocupavam o mercado de trabalho, tinham como objetivo ficarem muito ricos, de preferência antes dos 30 anos. Para isso, trabalhavam até 12 horas por dia para alcançar o sucesso e eram chamados de Yuppies. Basicamente esses jovens pertenciam à classe média alta, tinham formação universitária, carreiras brilhantes e seguiam sempre as últimas tendências da moda.

A elegância da mulher yuppie em look de Anne Klein / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

A primeira ministra Margaret Tatcher / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com


Princesa Diana com a primeira-dama americana Nancy Reagan / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Na década de 80, já não era mais incomum ver mulheres no ambiente profissional e naquele tempo, elas competiam com os homens por posições executivas e de chefia. Para demonstrar uma imagem de riqueza e sucesso, as mulheres lançaram mão de bijuterias, como brincos grandes e dourados, colar de pérolas e roupas cobertas de brilhos e lantejoulas. A yuppie feminina tinha como grande inspiração as mulheres mais poderosas daquela década, que eram Margaret Thatcher e Nancy Reagan; e para se proclamarem iguais aos homens, usavam as famosas ombreiras em roupas que imitavam o vestuário masculino, juntamente com saias ajustadas e uma blusa elegante, geralmente de uma cor diferente. Nos pés, sapatos mais confortáveis para suportar a longa jornada de trabalho.

Terno do Yuppie masculino / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Michael Douglas e Charlie Sheen no filme Wall Street / Fonte: http://4.bp.blogspot.com

Já o yuppie masculino, vestia terno de quatro botões e gravata. O terno de dois botões, muito utilizado na década de 40, foi reintroduzido na moda dos anos 80 por estilistas como Giorgio Armani, Ralph Lauren e Anne Klein. Esse terno ficou conhecido como “Power Suit”, que traduzia toda a aspiração de uma vida de riqueza, glamour e poder. Não à toa o lema daqueles tempos era “dressed for success” – Vestido para o sucesso.

Madonna / Fonte: http://2.bp.blogspot.com

Cindy Lauper / Fonte: http://lojasqualus.com.br

Minissaias / Fonte: http://4.bp.blogspot.com

Na metade da década de 80, o uso de rendas, minissaias com leggins por baixo, sutiã à mostra e crucifixos, eram o grande barato, especialmente com a influência da cantora Madonna e usar vários colares e pulseiras ao mesmo tempo, também estava muito em alta. Juntamente com a moda das ombreiras, vieram também as mangas bufantes, que também representavam um recurso fashion das mulheres para parecerem mais poderosas e capazes de competir em pé de igualdade com os homens. No final da década, a saia curta entrou com mais força, especialmente entre as jovens e adolescentes, que usavam a peça com jaquetas e casacos curtos e longos. Apesar de todos os comprimentos de saias terem sido explorados durante os anos 80, a gente nota que mais no fim da década, uma atenção especial foi dada à saia curta.

Relógios Swatch / Fonte: http://4.bp.blogspot.com

Pulseiras e Colares de acrílico / Fonte: http://fashionovert.com

Tom Cruise usando o óculos wayfarer da marca Ray Ban / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Nos acessórios podemos destacar o uso de brincos por homens e mulheres (por vezes em uma orelha só). O acrílico foi um material muito utilizado em pulseiras e brincos, de várias cores. Para ostentar riqueza e poder, pérolas e diamantes foram muito utilizados por aqueles que eram mais agraciados financeiramente. Um acessório bastante popular eram os relógios digitais, especialmente os da marca Swacht. Os adolescentes daquela época, chegavam a utilizar dois ou até três relógios em um mesmo braço. Para os óculos, as armações largas eram utilizadas por homens e mulheres, e o modelo mais popular foi o wayfarer da marca Ray Ban, usado por Tom Cruise no filme Negócio Arriscado e por Don Jonhson no seriado Miami Vice.

O famoso corte mullet, característico dos anos 80 / Fonte: http://ghk.h-cdn.co

O cabelão volumoso e cacheado, também ganhou muitos adeptos nos 80 / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Lionel Richie e o cabelo "molhado" / Fonte: http://i.huffpost.com

A maquiagem forte e colorida de Joan Collins, estrela do seriado Dynasty / Fonte: https://assets.goodhousekeeping.co.uk

Os cortes de cabelo dos anos 80 foram bastante variados. Com a febre das academias de ginástica, o bacana era ter o cabelo úmido como se tivesse acabado de sair da malhação, efeito conseguido com o uso de gel. Os cortes repicados com bastante volume e cachos também foram muito difundidos, e o cabelão era conseguido através de permanentes no salão de beleza. Já o icônico mullet, tinha bastante volume na parte de cima e lateral da cabeça, e fios mais compridos na parte de baixo do pescoço. Já a maquiagem era bem forte e colorida, com muita base, olhos bem marcados, blush forte e batom também colorido, seguindo o mood exagerado da década.

Look de Giorgio Armani / Fonte: http://giacarangi.org

Look de Christian Lacroix / Fonte: https://curatingscene.files.wordpress.com

Look de Issey Miyake / Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

Look de Kenzo / Fonte: http://theredlist.com

Entre os principais estilistas dos anos 80, podemos citar Giorgio Armani, Hugo Boss, Christian Lacroix, Claude Montana, Anne Klein, Jean Paul Gaultier, Ralph Lauren, Pierre Cardin, Tommy Hilfiger e Donna Karan. A estética japonesa, com sua moda intelectual e vanguardista, chegou nos anos 80 para desafiar os conceitos da beleza e da estética, com peças assimétricas, modelagens complexas e estruturadas, que por vezes lembra um origami. Os principais representantes dessa vanguarda japonesa  são os estilistas Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo, Kenzo e Issey Miyake.

Brooke Shields, atriz e modelo, era o ideal de beleza da época / Fonte: https://1.bp.blogspot.com

Cindy Crawford, uma das modelos mais requisitadas da época / Fonte: http://3.bp.blogspot.com

Inés de La Fressange, autora do livro A Parisiense, teve uma carreira de modelo muito bem sucedida e é considerada um ícone da moda. Na foto, em campanha para a Chanel em 1986 / Fonte: http://4.bp.blogspot.com

E é isso meu povo! Espero que vocês tenham gostado, aprendido e quem sabe até, relembrado esse período tão curioso e divertido que foi os anos 80. O que acho mais bacana dessa época é a profusão de influências e contrastes. As pessoas experimentavam e usavam de tudo sem medo de serem felizes. Claro que hoje os tempos são outros e os apelos de moda, também, mas fica a lição de que moda é para a gente se divertir, não para se escravizar. E apesar de muita gente achar a década super cafona e espalhafatosa, ainda hoje influencia os criadores de moda e está mais em alta do que nunca, de uma maneira super atual e usável! Beijo bem grande, bom final de semana e se divirtam bastante!

You Might Also Like

0 comentários