Dramas que todo estudante de moda conhece

12:00:00


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Desculpa se você tá estudando desde o dia primeiro, mas por aqui, só essa semana nós voltamos para a faculdade. Se você acompanha o blog regularmente, você sabe que eu e as outras três meninas que escrevem no Chá Com Estilo somos estudantes de moda (se é a sua primeira vez por aqui, bem-vindo!).

Então, se você é, foi, ou quer ser um estudante de moda, você provavelmente conhece bem as situações listadas abaixo, ou vai conhecer. Boa sorte e tamo junto!

Vai ser estilista, é? 

É a primeira pergunta que todo mundo te faz, porque as pessoas geralmente não sabem que existe diferença entre um estilista e um designer de moda. E quando você pensa em explicar isso, você acaba desistindo e só concordando, estou certa? Haha!


E tu sabe desenhar?

Quando você fala que vai entrar na faculdade de design de moda, as pessoas esperam que você seja aquela pessoa que desenha desde criança, faz croquis maravilhosos e não imagina outra carreira para seguir (se você se encaixa nesse caso, parabéns! Você tem uma benção divina!). Mas o ponto é que você pode querer entrar na faculdade JUSTAMENTE para aprender, não é verdade?


Mas tu SÓ estuda moda...

Talvez as pessoas achem que a gente vai pra faculdade assistir O Diabo Veste Prada, ter uma sessão de bate-papo sobre as matérias da Vogue daquele mês, discutir qual desfile Haute Couture foi o mais esplêndido da temporada... TUDO, menos aprender coisas que nos farão ter profissões dignas dentro da nossa área. É como se moda não fosse um curso como qualquer outro. É como se tu não tivesse artigo pra escrever. Documentário pra ver. Coleção pra projetar. Consultoria pra fazer. Mas tu tem isso e muito mais, por isso tu vai passar noites em claro criando caderno de tendências, elaborando consultoria de estilo, criando estampas... Mas no final vai ver que tudo valeu a pena, e vai poder se gabar de acordar todos os dias pra ir trabalhar em algo que tu ama.


Tá costurando muito?

Pois é, chegamos no momento do curso que você aprende a costurar. Você costura aquela sua primeira peça e se orgulha muito, espalha pra todo mundo, posta foto, e as pessoas nem imaginam quantas vezes você teve que ouvir “des-cos-tu-re” pra chegar aquele resultado. Então todo mundo começa a supor que costurar é a única coisa que você faz da vida agora. Era pra você ser estilista, mas claro, ninguém esperava que você fosse aprender algo além de desenhar e se vestir bem, então já que você aprendeu, porque você não vira costureira? “Foi tu que fez essa tua roupa?” “Tu costura um negócio pra mim?” “Tenho uma bainha de calça pra tu fazer...”
Então, respire fundo e caminhe como uma diva vestida no seu look da Foverer21, porque a verdade é que você não costura suas próprias roupas porque não tem tempo.


Tu vai sair vestida assim?

Aliás, por falar nas suas roupas, elas serão constantemente avaliadas agora. Toda vez que você disser que estuda moda, vão te olhar ~sutilmente~ da cabeça aos pés. As pessoas vão esperar que você se pareça com um manequim que elas acabaram de ver em alguma loja. E você até que vai tentar ser a estilosinha. No início do semestre você vai selecionar seus looks cuidadosamente e vai aparecer na faculdade maravilhosa, desfilando e tudo.


Mas quando os projetos começarem a surgir, quando você tiver tanta coleção pra fazer e não souber por qual começar, quando você tiver com um olho no Corel e o outro no PowerPoint... Você vai sair de casa atrasada pra aula porque tava fazendo seus projetinhos, pegar o que tiver limpo no guarda-roupa e pronto. Sua roupa é o que menos vai importar.


Desenha um vestido pra mim?


Me ajuda a escolher a roupa para aquela festa? Isso combina?


Alguém que não esteja envolvido com moda não faz ideia de como é legal desenhar roupas mesmo, e de como é legal trabalhar com styling e/ou consultoria de estilo. Outra perguntinha bem famosa que a gente escuta é a: “E tu vai ganhar dinheiro com isso?”. As pessoas supõem que você não vai conseguir ganhar dinheiro com moda, porque elas também supõem que o trabalho de um designer ou consultor de estilo, por exemplo, pode ser feito de graça. MELHOREM, obrigada.


A melhor parte sobre estudar/trabalhar com moda, é que normalmente, quem faz essa escolha, faz por paixão. E se você ama o que você faz, todos os esforços valem a pena, e o reconhecimento vem no momento certo. Nós sabemos que muitas vezes as pessoas não dizem essas coisas com más intensões, e é certo que de alguma maneira, até sem perceber, nós também já parecemos uns chatos sobre a carreira de algum amigo. Então eu espero de coração que ninguém se sinta ofendido com os altos níveis de sinceridade e zoeira desse post (caso você que tá lendo aí seja uma pessoa que já disse isso pra algum amigo/parente/conhecido que estuda moda). Haha!


Então, eu vou parar por aqui, mas me conta nos comentários, qual outra coisa você já tá cansado de ouvir por aí sobre a sua escolha profissional?

Espero que vocês tenham gostado. Já me acompanham nas redes sociais? Eu estou no instagram e no twitter. Siga também o Chá Com Estilo para saber sempre que tiver post novo, e curta nossa página no facebook.

Até semana que vem, beijão! <3
@gabriella.rodrigues


You Might Also Like

0 comentários