Pretinho Nada Básico, Uma Experiência Rock N'Roll

10:00:00

Por Alessandra Thayssa


15.jpg

Olá minha gente, tudo bem com vocês! Como anda a vida? Espero que tudo muito bem! haha! O post de hoje é para compartilhar com vocês um projeto que foi bastante especial para mim nesse período, no curso de moda: O Pretinho Nada Básico.

Esse projeto se trata de um evento de moda, que acontece na faculdade, onde criamos peças na cor preta, com base em uma temática. Nesse período, o tema escolhido foi “gêneros musicais”. Pop, Rock, Reggae, K-Pop, Forró, Rap, Jazz e Blues foram os ritmos que inspiraram as nossas criações.

20170520_140020.jpg
Eu e meu parceiro de equipe, Max Santos

A escolha de cada gênero musical foi feita por sorteio e eu e minha dupla Max Santos fomos agraciados com o “rock”. Eu particularmente fiquei bem feliz, pois o rock é meu estilo musical preferido, então para mim, esse trabalho teve um ritmo todo especial!

Painel Andrea Viera.png
Painel Imagético Estilista Nacional

passarelas-894x494.jpg
Painel Imagético Estilista Internacional

Já com o tema definido, mergulhamos a fundo na pesquisa sobre o rock, sua história e seus subgêneros, para criar um conceito em cima da roupa a ser desenvolvida. Todo esse processo foi trabalhado na disciplina de Estilo, comandada pela profa. Tatalina Oliveira. Além do conceito, a peça também deveria ter inspiração no trabalho de um estilista nacional e de um estilista internacional. Nossos escolhidos foram Andrea Vieira e Anthony Vaccarello, respectivamente.

Painel Pretinho png.png
Painel Imagético da Persona

Durante a pesquisa, optamos por criar uma peça inspirada em dois subgêneros do rock: O heavy metal e o glam rock. Ideias de liberdade, rebeldia, contestação, provocação, sensualidade e androginia, foram os principais pontos para o desenvolvimento do conceito.

O próximo desafio, foi desenvolver uma persona. Toda a construção e evolução desse esquema foi realizado na disciplina de Criação de Figurino, com o professor Diego Rocha. A persona é uma representação da pessoa/artista que teria a personalidade ideal para usar a peça produzida. Inspirados no perfil sensual e andrógino do glam rock e no espírito forte e irreverente do heavy metal, nossa musa não poderia ser outra, a não ser, Lady Gaga!

coleção.png
Croquis da Coleção

escolhido.png
Os Escolhidos

Com tudo isso já definido, produzimos a coleção, traduzindo todas as influências musicais e elementos de design, em roupas. Os principais componentes de estilo utilizados foram os brilhos, metalizados, couro, jeans, texturas, sobreposições e recortes. A peça escolhida para o desfile, na verdade foram duas, a sobreposição com palavras gravadas e o look com recortes e assimetrias, mais sensual.

57e8254dcc9abda11a1d10dd21e9d764.jpg
Maquiagem Sugerida

IMG-20170616-WA0043.jpg
Maquiagem do Dia do Desfile/ Foto: Wanessa Wasserman/ Agradecimento: Beca Patrício

Para o desfile, cada equipe idealizou o cabelo e a maquiagem da sua modelo. Na nossa equipe, a modelo fui eu mesma (haha!) e praticamente me transformei para interpretar a roqueira, com direito à maquiagem artística, peruca e tatoos, e piercings de mentirinha. O desfile foi performático, como se fossem artistas se apresentando em um festival de música!

desfile.png
Dia do Desfile

desfile2.png
Dia do Desfile

E para fechar o ciclo desse processo, fizemos o editorial de moda! Eu fui fotografada pelo incrível Paulo Davino, nas ruas do Recife Antigo e o objetivo era exibir em fotos de moda todos os conceitos que desenvolvemos anteriormente. O resultado ficou incrível, como vocês podem conferir abaixo!

e1.png

e2.png

e3.png

e4.png

e5.png

e6.png

e7.png

e8.png

e9.png

e10.png

26.jpg

Para mim, essa experiência foi incrível, por que a gente faz na prática todo o processo de criação e produção de uma roupa, e além da confecção, ainda produzimos o desfile e o editorial! Foi um trabalho e tanto, mas no fim é compensador ver o resultado de tudo o que a gente realizou! Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido compartilhar com vocês um pouco dessa minha trajetória como estudante de moda! Beijo grande e até o próximo post!

Ficha Técnica
Criação: Alessandra Thayssa e Max Santos
Produção: Alessandra Thayssa e Max Santos
Styling: Alessandra Thayssa e Max Santos 
Fotografia: Paulo Davino
Maquiagem: Alessandra Thayssa
Modelo: Alessandra Thayssa
    
 
 

You Might Also Like

1 comentários