Como surgiu a moda?

11:00:00

Escrito por Gabriella Rodrigues


Se você perguntar as pessoas por aí "O que é moda para você?", grande parte vai responder algo relacionado a uma maneira de se expressar. De fato, a moda tem o seu peso em mostrar quem nós somos diante da sociedade. Uma escolha de cores, de estampas e até de materiais pode revelar muito sobre o seu humor naquele dia, e sobre seu estilo e personalidade. Mas de onde tudo isso vem? Por que as pessoas começaram a ver na vestimenta esse canal de informação diante dos demais? 

Desde a pré-história, quando os homens começaram a se cobrir com peles de animais, até os tempos de hoje, a roupa e a moda já tiveram diferentes funções e significados. Proteção, vaidade, hierarquia... A indumentária sempre passa uma mensagem.


Foi na Idade Média que conseguimos notar como funcionou o primeiro sistema de moda. A partir do momento em que as pessoas ficaram mais críticas intelectualmente, por causa do surgimento das universidades, e com o comércio se desenvolvendo através dos burgos, para a nova classe que surgiu com isso, os burgueses, ficou mais fácil obter o mesmo tipo de vestimenta que as pessoas de classe mais alta. Então, tudo ficou assim: Os nobres usavam, os burgueses copiavam. Até que os nobres reinventavam suas vestes e eram copiados de novo, e assim sucessivamente. Hoje, esse sistema no qual a moda parte de camadas mais seletas e vem se massificando até todos estarem adeptos é chamado de Trickle Down


Com o passar do tempo, a moda se reinventa e vai mudando de acordo com o espírito de cada época, vez ou outra revisitando referências que foram usadas no passado. No século XVI, por exemplo, o período do Renascimento renovou o interesse pelo passado greco-romano clássico. No nosso próprio tempo, estamos revivendo tendências dos anos 90 e 2000. E essa é a parte mais legal: Poder usar as roupas como uma forma de expressão, seja para reforçar gritos do passado, ou declarar novos.

Até o próximo post, beijão! <3

You Might Also Like

0 comentários