História pra quê?

10:55:00

                                                                                               Escrito por: Alessandra Thayssa
 

Sempre fui apaixonada por história, desde quando essa disciplina se chamava Estudos Sociais (doces memórias da minha infância escolar). O que me fascinava era aquela volta ao passado, onde a gente aprendia como as pessoas viviam, quais eram os costumes, como se vestiam... Eu sempre tentava imaginar (até hoje faço isso! Haha) como seria a minha vida no século 18, por exemplo.
No tempo em que eu cursava publicidade, tive uma disciplina maravilhosa chamada história da arte, onde analisávamos as ideias, expressões e estética das artes visuais ao longo das épocas. Mais alguns anos à frente, comecei meu curso de moda e uma das primeiras disciplinas era justamente história da moda, a união de dois temas que eu amo! Mas você deve estar se perguntando: “Por que estudar história? Qual a importância disso em minha vida?”
História da moda é um assunto muito abrangente. Quando a gente começa a estudar, percebe que é impossível focar só na parte do vestuário. Os aspectos econômicos, sociais e políticos de uma sociedade se refletem nas suas roupas e isso ocorre desde os tempos antigos até os dias de hoje. Portanto, para entender o que acontece no presente, é fundamental investigar o passado, tudo o que o ser humano fez e pensou nos ajuda a saber tudo o que podemos realizar e ser.
Mas ainda tem muita gente que insiste em dizer que moda é coisa fútil, quando na verdade a moda é só uma representação das convicções de um povo e do que acontece à nossa volta. Tudo isso influencia em nossa maneira de agir, e o que nós vestimos tem importância fundamental para a compreensão da nossa cultura.

Analisando, por exemplo, a moda nos anos 50, podemos observar que esse período foi marcado pelo pós guerra e o mundo, cansado do racionamento dos recursos e da sisudez daquele período, ansiava pela prosperidade econômica, glamour e pelo consumismo. O pensamento daquela época era mostrar uma aparência certinha de um bom homem de família, trabalhador e mulheres donas de casa, impecáveis na aparência e que não precisavam mais trabalhar, como no período da guerra. No vestuário todo esse desejo foi traduzido por saias com metros e mais metros de tecido, grande variedade de peças e aventais de cozinha para as mulheres. Para os homens, ternos em cores sóbrias, elegantes e simples, sempre passando uma imagem conservadora de bom cidadão.

Hoje nossas crenças são totalmente opostas, mas aquele era o espírito da década de 50 e a moda refletiu tudo isso, da mesma maneira que hoje nosso ponto de vista é o da sustentabilidade, da mudança na maneira de consumir e da quebra de padrões de comportamento. Como disse o Rei Sol, Luis XIV: “Moda é o espelho da história”.


E vocês o que acham de conhecer e entender suas origens? Vamos trocar umas ideias aí nos comentários!

You Might Also Like

0 comentários