HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA- INÍCIO

09:00:00

Escrito por Alessandra Poleti

 
 Pintura de La Cova Del Moros, exposição Museu de Gavà, Espanha (historiadamoda.com.br)

Olá pessoas, começamos hoje nossa “série” HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA. Para quem estuda moda, este é um termo bem comum de se ouvir, mas pensando não só em quem estuda, mas em todos que amam moda e sua história, traremos aqui esta série em ordem cronológica e como um dos assuntos principais do blog, um resumo da história do vestuário e vocês verão o quão interessante e magnifico é este mundo.
A indumentária está relacionada á história do vestuário ou de hábitos relacionados a determinados períodos, povos, hábitos e sua cultura.
A palavra moda significa "modo", "maneira", “costume” e "comportamento"; provém do latim modus, e pode ser uma tendência, uma forma de se vestir, um modo, um costume, uma vontade.
Para entender a moda, é muito importante conhecer o seu passado, como tudo começou. Afinal, muitas tendências dos dias atuais são inspiradas na moda de antigamente.
É fundamental que um profissional da área conheça a história da indumentária, assim como os estudantes da área e os apaixonados pelo mundo da moda.
O vestuário evoluiu com a evolução da humanidade e se tornou um reflexo das questões sociais, políticas, religiosas e morais de todas as fases vivenciadas pelo ser humano. Dessa forma, o estudo da história do vestuário implica em um estudo de todos os aspectos da vida, nas diferentes épocas. Hoje, com a tecnologia podemos conhecer fragmentos e sua indumentária usada por diversos povos antigos, porém, ainda que a tecnologia esteja avançada, alguns elementos como peles, couros, fibras e outros materiais orgânicos são mais raros de se encontrarem e por serem perecíveis se perdem com ao longo tempo.
Não podemos dizer ao certo a época em que o homem começou a se vestir pois entramos em conflito entre religião x ciência, mas como em ambos, os seres humanos desde o inicio passaram a se cobrir com o uso de folhas, fibras vegetais e peles de animais, para se proteger do clima no período denominado de pré-história. Com o aumento das populações, o homem sentiu necessidade de se ir em busca de alimentos em outras terras, ou seja, eram nômades. Com isso o homem percebeu a variação climática em cada região por onde passava. Perceberam também que os animais que caçavam não serviam somente para o consumo, a pele passou a ser útil para ajudar a manter o calor em lugares frios.


As “roupas” eram feitas pelas mulheres e as vestimentas tinham vários adornos de pedras e eram tingidas, mesmo que esta pigmentação não tenha se mantido ao longo no tempo, as pinturas rupestres registram a presença de cores no vestuário e adornos. Usavam agulha de osso e os fios de “costura” eram tendões, tripas secas ou tirinhas de couro. Também faziam joias e adornos feitos de âmbar, marfim e conchas.

Pinturas rupestres ( omundovestido.wordpress.com )

Segundo informações históricas, foram identificadas agulhas e alfinetes primitivos, feitos com ossos e marfim, datadas de mais de 30 mil anos atrás, com base redonda, a agulha perfurada surgiu devido a necessidade de confeccionar fios mais delicados. Ao decorrer do período pré histórico, surge um utensilio para tear feito de osso.

 

Não se pode ao certo definir qual seria a fibra mais antiga a ser usada no vestuário, como dito mais acima, peles, couros, fibras e outros materiais orgânicos são mais raros de se encontrarem e por serem perecíveis se perdem com ao longo tempo.
Os homens se reuniam em tribos, que eram nômades, pois viviam de caça, pesca e coleta de frutas, havendo necessidade constante de deslocamento para obtenção de alimentos. Ainda na Pré-história, no Período Neolítico, já se realizava o cultivo de cereais e a criação de rebanhos. Surgiram as primeiras civilizações no Crescente Fértil, região do Oriente entre o Irã e o Egito. Logo surgiram as civilizações da Mesopotâmia e do Oriente Próximo, que desenvolveram os tecidos de linho, e estes passaram a substituir as peles de animais.

 
 Roupa feminina encontrada no túmulo de Egtved na Dinamarca, Museu Nacional da Dinamarca, Copenhague

Podemos concluir que na medida que o homem foi deixando de ser nômade, o vestuário foi evoluindo com a prática da agricultura e  conforme sua necessidade, assim como é hoje.
E então, o que acharam de saber um pouco de como foi o surgimento do vestuário? Nos conte aqui nos comentários e nos deem sugestões.

Fontes de pesquisas :
http://arte-em-prosa.blogspot.com.br/2015/09/historia-do-vestuario-pre-historia.html

Nos siga nas redes sociais que estão aqui ao lado e lembrem que temos postagens todos os da semana por aqui.

Beijos, @alepoleti

You Might Also Like

0 comentários