MODA INCLUSIVA INSPIRADA NO BARROCO

10:00:00


Escrito por Alessandra Poleti 

Hoje vamos abordar um assunto aqui não tão comentado: MODA INCLUSIVA, pois sua “entrada” inclusiva na moda é recente. Hoje, tornou-se um desafio projetar peças ergonômicas que possam responder à diversos tipos de necessidade. A moda inclusiva é uma proposta na moda que abrange grupos que fogem dos padrões “comuns”, sendo elas pessoas com deficiência e com necessidades especiais, excluídos pela indústria da confecção. Assim, pensa-se no design de produtos de vestuário procurando desenvolver soluções que possam facilitar o dia a dia destas pessoas, que lhes forneçam autonomia, acessibilidade, estética e conforto.

A moda deve ser democrática, portanto, é importante pensar no direito que as pessoas deficientes e com necessidades especiais têm de se vestir com autonomia e se sentir inclusa. A inclusão social é entendida como cidadania, isto é, participação como cidadão e deveres com os demais membros da sociedade. Os direitos sociais incluem o bem-estar do indivíduo, segurança, trabalho, lazer, educação, saúde, entre outros.

Com todos estes fatores, eu e outras 4 colegas da faculdade (Carol Patrício, Ana Carolina, Jéssica e Natalia) recebemos um desafio (nós e a turma), desenvolver um projeto integrador no primeiro módulo da faculdade de Design de Moda do Senac/PE. O trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades encontradas por pessoas deficientes visuais em relação ao vestuário e, baseando-se em características marcantes de algum período histórico e criar um vestido de festa. Depois de refletirmos os períodos e as necessidades, escolhemos o período Barroco para elaborar uma coleção de moda inclusiva levando em consideração as necessidades específicas, cuja optamos pelo deficiente visual. Ao longo da postagem, vocês irão ver fotos do lindo editorial, resultado final do projeto.



A moda barroca surgiu como uma evolução natural do Renascimento. Inicialmente, a corte espanhola ainda exercia forte influência nas cortes britânica e francesa, mas já na metade do século XVII, a moda francesa passou a dominar por quase toda a Europa. Durante esse período, o rei Luís XIV foi o responsável pela elaboração das leis da moda, tendo a corte de Versalhes como ponto central da moda francesa. O estilo exercia influência no vestuário da classe média e da classe dominante. Suas principais características são rufos que ao poucos foram diminuindo e se tornando uma gola rendada, roupas volumosas, homens muito “enfeitados” e com sapatos “altos”, mangas bufantes, muito preto, dourado e marrom. Época de muita riqueza, bordados e homens de peruca.

 
Nossa coleção teve como nome e inspiração: “Nos Jardins do Rei Sol”, faz referência ao Rei Luís XIV de França, também conhecido como Rei Sol, o primeiro ícone da moda francesa no século XVII. Durante o seu reinado, a França foi influenciada pela sua maneira nobre de se vestir, tornando-se o país ditador da moda no período.

Imagens do desenvolvimento do projeto

Mediante pesquisas e estudos que realizamos, observamos a importância da sensibilidade tátil dos materiais a serem usados como o tecido com seu bordado belíssimo e a adaptação dos aviamentos e fechos para a melhor inclusão do usuário final. Sendo assim, a pessoa com a necessidade especial aprecia ao máximo possível o que lhe é apresentada, proporcionando independência e a privacidade de escolha, satisfazendo suas necessidades e reavivando sua autoestima.


Nosso projeto foi criando desenvoltura de acordo com as pesquisas e elementos estudados em todas as disciplinas.

Foram definidos elementos principais relativos à deficiência visual e à moda barroca onde a partir destes, elaboramos a coleção, o croqui final foi escolhido e a modelagem do projeto foi realizada, assim obtendo o resultado final.


A moda é orientada por referenciais históricos, estéticos e comportamentais, tornando-se objeto de expressão, comunicação, arte e valores. Criamos, inspiradas na moda da época barroca, peças adequadas às necessidades de mulheres com deficiência visual, e direcionamos o olhar para um mercado que até então não foi muito contemplado. Porém, esta peça determina apenas um dos modos de inclusão na sociedade, pois esta é a verdadeira proposta, abranger grupos que fogem dos padrões tradicionais, como as pessoas com deficiência e com necessidades especiais, excluídas pela indústria e que também possa ser usada por qualquer mulher, deficiente ou não.


Foi muito bacana este desafio, e me fez refletir muito sobre o tema. Espero que tenham gostado da matéria, que foi um resumo de varias pesquisas e do artigo do projeto integrador.
Vejam um pouco mais do lindo editorial: “Nos Jardins do Rei Sol”.


Vestido criado por:
Alessandra Poleti (EU) ;)
Ana Carolina
Carolina Patrício
Jéssica Amanda
Natália Martins

Vestido confeccionado por:
Fátima Queiroz (minha sogra <3)
Editorial:
Fotografia:  Rebeca Patricio
Modelo: Ana Carolina
Maquiagem: Carolina Patrício
Produção e Styling: Ana Carolina, Carolina Patrício e Jéssica Amanda. 
Queremos saber o que acham deste tema: MODA INCLUSIVA, comente aqui ;)
Até mais, beijos.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Projeto de encher os olhos, editorial incrível!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar nele foi muito bacana e inspirador. Obrigada Gabi. @alepolti

      Excluir