Moda, estilo e poder na terceira idade

11:04:00

Escrito por Alessandra Thayssa 

Em primeiro plano a modelo Carmen Dell' Orefice, que aos 85 anos é a modelo com mais tempo de carreira no mundo / Imagem: halogenic.tumbler.com

Oi gente! E aí? Tudo bem com vocês? Por aqui tá sendo muito corrido com compromissos do blog e da faculdade, mas graças a Deus estamos superando os desafios! hahaha! Hoje vim falar um pouco sobre moda e juventude. É fato que a moda é obcecada por beleza e juventude, e isso em muito ajuda a estabelecer padrões (por vezes ditatoriais) de consumo e comportamento. Mas aí ficam aqueles questionamentos: Por quê a moda é assim? E por quê a gente critica, mas continua vendo modelos magras e ultra jovens nas passarelas e campanhas publicitárias? A razão minha gente, é que a moda é um espelho dos valores da nossa sociedade e a dura verdade é que o universo fashion somente reflete nossos desejos, anseios, frustrações e baixa auto-estima. Muitas pessoas acham que envelhecer é algo assustador, e muitas outras querem desesperadamente perder peso. A indústria da moda explora e incentiva tudo isso, simplesmente para faturar cerca de 3 trilhões de dólares por ano (121 bilhões foi o faturamento da indústria da moda, só no Brasil).
Ari Seth Cohen, criador do blog "Advanced Style" com sua avó Mimi Weddells / Imagem: beautifulsavage.com
Capa do documentário sobre o blog. Em exibição no Netflix / Imagem:allevents.in

Isa Austen clicada por Ari Seth Cohen / Imagem: advanced.style

Sarah Jane Adams em clique de Ari Seth Cohen / Imagem: advanced.style

O simpático e estiloso casal Ann e Bill / Imagem: advanced.style

Felizmente as novas gerações tem despertado para questionar esses padrões e tem difundido novos ideais pela internet, atingindo várias pessoas do mundo inteiro em um curtíssimo espaço de tempo. As perspectivas tem mudado e pessoas consideradas "fora do padrão" tem nos inspirado com seu estilo, atitude e autenticidade. Gostaria de destacar aqui o trabalho do fotógrafo Ari Seth Cohen, que fundou em 2008 o blog "Advanced Style", um site de streetstyle diferente que retrata os idosos mais fashion, criativos e inspiradores mundo afora, mostrando que estilo nada tem a ver com idade e desafiando a estética da juventude na moda. O estilo, experiência e ponto de vista dessas damas mostradas no blog chamou tanto a atenção que virou até livro e documentário, que já está disponível no Netflix para quem quiser conferir. "Com o blog, não quero apenas mostrar como as mais velhas são criativas e vitais, mas também mostrar que as pessoas não precisam ter medo de envelhecer”, contou ao site "Nowness". Um dos aspectos mais interessantes dessas vovós e vovôs retratados no blog, é que nenhum deles se veste com o objetivo de disfarçar a idade, muito pelo contrário, eles exibem sem medo de serem felizes as rugas, o corpo e os cabelos grisalhos, mostrando uma autovalorização impressionante e linda de se ver. E detalhe, os looks mostrados fogem completamente da estética "vovózinha" e careta, com tons sóbrios e discretos, os fotografados ostentam mesmo produções modernas, com salto alto, roupas bem coloridas, exóticas, com mix de estampas, texturas, sobreposições e tecidos, sem mencionar os acessórios como chapéus, óculos, profusão de colares e pulseiras. No rosto, sim, maquiagem! Muitas usam sombras e batons coloridos e cílios postiços. Tudo bem exuberante e maximalista!
Iris Apfel, um ícone fashion! Ela tem seu próprio documentário "Iris", também disponível no Netflix / Imagem: thatsnotmyage.com
Estilo que inspira todas as idades! / Imagem: bitsofstyleblog.com

A grande dama Joyce Carpati, editora do "Advanced Style" / Imagem: advanced.style

Outro ponto incrível sobre essas pessoas é que continuam atuantes e super ativas no mercado de trabalho, como por exemplo a empresária, designer de interiores e ícone fashion Iris Apfel, 95 anos, que já estrelou campanhas da Kate Spade, prestou consultoria para marcas como MAC e & Other Stories, e esse mês lançará uma coleção em parceria com a Macy´s, uma grande rede varejista americana que contará com 40 itens, entre roupas e acessórios. Iris sempre critica bastante o mundo da moda por investir majoritariamente em roupas para jovens, enquanto mulheres de meia e terceira idade são ignoradas pela indústria. Outra mulher inspiradora é Joyce Carpati, de 84 anos, uma das editoras do "Advanced Style", que junto com Ari procura mulheres inspiradoras acima dos 50 anos para registrar no website e publica textos que discutem sobre idade e identidade. Seu estilo é hiper elegante e cheio de glamour, uma verdadeira lady.
Livro "Advanced Style", que retrata o estilo e ponto de vista das "vovós" fashionistas / Imagem: thatsnotmyage.com

Judith Boyd em clique de Ari Seth Cohen / Imagem: advanced.style

Linda Rodin em clique de Ari Seth Cohen / Imagem: advanced.style

Essas são as pessoas retratadas no blog, que nos mostram que regras de estilo não são absolutas e que o segredo é ter personalidade, que não estão nem aí para tendências e que sabem conviver sem dramas nesse mundo cheio de estereótipos. Muitos dizem que quando a gente envelhece a gente se liberta de muitos paradigmas, mas porque esperar a idade chegar se podemos fazer isso hoje, né? Vamos ser quem a gente é, agora! Espero que vocês reflitam e se inspirem! Um beijão e até o próximo post.

Blog Advanced Style: www.advanced.style

You Might Also Like

0 comentários