Carreiras Legais Na Moda: Figurinista

09:00:00

Escrito por: Gabriella Rodrigues

Olá pessoal, tudo bem? Hoje eu venho trazer pra vocês um post sobre mais uma carreira legal e muito aspirada entre quem estuda moda. Já houve aqui um post sobre o Cool Hunter, que você pode clicar aqui pra ler, se ainda não tiver visto, e agora vamos falar sobre o trabalho do figurinista.
O figurinista é aquele que em uma produção artística, seja teatro, cinema, tv, shows, clipes e etc., irá criar a roupa da personagem/personalidade em questão. 
Taylor Swift, figurino Red Tour, 2013.
Parece simples, mas é algo que deve ser feito com muito estudo. Vários fatores são levados em consideração na hora de montar uma roupa, pois ela será um dos destaques do conjunto. Será responsável por demostrar características da personagem.
Figurino Meninas Malvadas, 2004.
As primeiras coisas levadas em conta são a narrativa e o tipo de personagem, no caso do teatro/cinema/tv. O personagem principal geralmente passa por fases na história, ou está tudo bem, ou está sofrendo, e por aí vai. Para o figurino ser composto da melhor forma, é interessante que isso seja percebido através das roupas. Um exemplo claro e muito fácil para compreender isso é o figurino de Cinderela.
A evolução da personagem na narrativa pode ser claramente notada nas roupas.
Entender o comportamento da personagem baseado nas suas motivações é imprescindível. Dar vida ao guarda-roupa de alguém é algo relacionado com a psicologia. Os desejos primitivos, os limites que fazem o personagem pensar em realiza-los ou não, e a forma como ele quer ser visto pelas pessoas ao seu redor vão determinar características de personalidade que serão transmitidas no figurino. Se é uma pessoa impulsiva, romântica, má, entre outros defeitos e qualidades.
Figurino Miranda Priestly, O Diabo Veste Prada, 2006.
E a transmissão dessas mensagens numa roupa vão ser feitas com a ajuda da semiótica. A semiótica é a ciência que estuda os signos (sinais), sendo esses sinais os elementos que usamos para compor as mensagens. Para isso, três considerações sobre determinado elemento são feitas. O que ele é (ícone), o que ele lembra (índice) e o que ele representa (símbolo).

Um exemplo simples para compreendermos isso é a pele de onça. No caso, a pele é o ícone. O índice é o que a pele representa. Vamos considerar natureza, animal... E o símbolo, que é o que a pele vai representar, seria a ferocidade feminina. A pele de onça seria usada por uma personagem de personalidade sexy e marcante, perua...
Figurino Shirley, novela Em Família, 2014. 
Além de todas essas questões, fatores como lugar e época onde a narrativa é passada pesam muito, sendo assim, o figurinista deve ser muito bom em história da moda para saber adequar o figurino ao período representado.
Figurino Série The Tudors, ambientada no Séc. XVI.
E então? Gostaram de saber um pouco mais sobre o trabalho desse profissional de moda? Qualquer dúvida, espero vocês nos comentários. Vocês podem deixar sugestões de quais carreiras gostariam de conhecer um pouco mais para eu escrever sobre em futuros posts.

Já me acompanha nas minhas redes sociais? Eu estou no Instagram, Twitter e Snapchat (mabisr). Segue também o Chá com Estilo pra saber sempre que tiver post novo e não perder nadinha aqui do blog.
Beijão, e até o próximo post! <3










You Might Also Like

0 comentários