História da Indumentária Renascentista

10:02:00

- Escrito por Marcella Burgos - 

Hoje vamos dar continuidade a nossa trajetória sobre história da indumentária! Vou falar um pouquinho sobre o Renascimento que foi um período que particularmente eu adorei conhecer mais um pouco sobre ele...

Em meados de 1400 deu início a história renascentista, que trouxe consigo um pouco das “bagagens” dos greco-romanos. Logo de início eles tentavam trazer muito de seus valores, porém o Teocentrismo (Deus acima de qualquer coisa) ainda dominava. Mas aos poucos as ideias Antropocêntricas (coloca o homem como o centro de tudo), foram conquistando mais espaços. 

Foi uma época onde tudo foi mudando... O protestantismo começou a ganhar força, o homem foi valorizado de acordo com o que sabia fazer (artesanato), e o comércio começa a se expandir.

Com isto, teve um surgimento de aumento na compra de produtos têxteis e as indústrias começaram a se desenvolver. E é claro que as roupas logo mudariam. Começam a existir novos tipos de tecidos como por exemplo: o brocado e o veludo.

Então vamos falar um pouco sobre como ficou a moda feminina:

O decote era acentuado, mas com o passar do tempo ele foi aumentando até ficar muito próximo ao pescoço e sendo assim, começou a virar esta gola (que se denominou gola rufo) e para os que tinham um poder aquisitivo maior faziam o uso de uma gola rufo cada vez maior. Com relação aos vestidos, começaram a surgir recortes nos tecidos para que pudesse aparecer a chemise ou mostrar que tinham condições de ter um outro tecido, mas que na realidade ajudou muito na questão da mobilidade, pois as roupas eram muito juntas.













Na moda masculina, entrou para a vestimenta o “gibão” que era acolchoado podendo ter mangas longas ou curtas. Na parte inferior as calças compridas também eram acolchoadas, mas aos poucos este comprimento foi diminuindo até ficar bastante pequenos. No órgão sexual era usado um tipo de adorno para demostrar a virilidade masculina.









Espero que tenham gostado, e inspirado vocês. Qualquer dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários. E claro, sigam o Instagram e o Snapchat do blog para continuar a ficar sempre por dentro das novidades. E para os que tem interesses, segue aqui os meus pessoais... Instagram @marcellinhaburgos e Snapchat marcellaburgos.

Com carinhos e beijinhos, Ma.

Até o próximo post! 



You Might Also Like

0 comentários