Capsule Wardrobe: Guarda-roupa Planejado

09:00:00

Escrito por: Gabriella Rodrigues

Olá, pessoal! No post de hoje, vamos conhecer um pouco do método capsule wardrobe. Quem aí já ouviu falar sobre isso? Se não, essa é a hora. Vamos entender o que é e como funciona.
Fazer compras sem dúvidas é uma das coisas que mais deixa uma mulher satisfeita, não é verdade? Haha. Mas sempre rola aquela impressão de que não temos nada para vestir vez ou outra. Isso pode acontecer porque acabamos enchendo o guarda roupa com peças desnecessárias, que não se coordenam entre si, e são difíceis de serem usadas sem uma combinação fixa. Sabe aquela saia que só combina com uma das suas blusas e que você teve que comprar um sapato pra combinar com os dois... Então, é por aí.


O método capsule wardrobe, surgiu na década de 70 por Susie Fox. Ela defendia que as mulheres possuíssem uma quantidade pequena de roupas clássicas, básicas e atemporais, que pudessem ser muito usadas e combinadas com facilidade entre si. Mas o conceito foi posto em prática em 1985 pela estilista norte-americana Donna Karan. Ela lançou uma coleção com 7 peças básicas que poderiam ser usadas entre si facilmente.
Esse conceito pode assustar e você pode pensar que nunca sobreviveria com 7 peças. Eu mesma não conseguiria levar o conceito do capsule wardrobe ao pé da letra não, haha. Porém, nem 8, nem 80. Pouquíssimas peças podem ser de menos, mas você precisa mesmo de tantas quanto as que tem?


Baseados nesse conceito, consultores de estilo adaptaram o método para que ficasse menos radical, e ainda assim, ajudasse as mulheres a serem menos consumistas, e possuírem poucas roupas, mas as roupas certas. E de que forma isso é feito? Criando mini capsulas dentro do seu guarda roupa, de acordo com o que você precisa vestir.
Por exemplo, vamos imaginar uma mulher que trabalha como advogada, e que gosta de curtir praia no fim de semana. Nesse caso as duas capsulas principais dela seriam roupas executivas para o trabalho, e moda praia.

Ela determinaria uma quantidade de peças para cada uma das capsulas, e formaria o guarda roupa de maneira planejada para que conseguisse combinar as peças o máximo possível e usá-las muito mais, por mais tempo. Já as roupas mais casuais estariam em quantidade mínima, já que a rotina dela dispensaria muitos passeios e saídas aleatórias.

O método é uma forma de nos tornar mais criteriosos na hora das compras, e de pensarmos sempre se precisamos daquela peça, e se teremos onde usá-la. Esse processo de adaptação do guarda roupa pode ser lento, mas facilita muito a vida de quem consegue transformá-lo, tendo apenas peças que se enquadrem na sua personalidade e estilo de vida.
E quando muda a estação? E com a moda sempre se renovando? Ficar usando sempre as mesmas coisas não parece ser uma boa ideia para quem gosta de ser antenado e ter peças de tendência. Sem falar no fato de que a qualidade das peças iria pesar muito nisso. Para serem usadas por muuuito mais tempo do que o normal, teriam que ser roupas muito boas.
Então, aqui fica uma dica para você que é esse tipo de pessoa que não sabe ficar sem comprar nada por muito tempo, e gostaria de tentar formar suas capsulas: ao invés de adicionar, substitua. Toda vez que comprar uma peça, pense em uma que possa retirar no lugar dela, e doe. Assim, seu guarda roupa planejando se renova sempre sem ficar entulhado com peças desnecessárias e pouco usáveis.
E aí, qual a opinião de vocês sobre isso? Deixa aqui um comentário para a gente conversar... Você conseguiria sobreviver com poucas peças?
Espero que tenham gostado. Você me acompanha nas minhas redes sociais? Eu estou no Instagram, Twitter e Snapchat (mabisr). Segue também o Chá com Estilo pra saber sempre que tiver post novo e não perder nadinha aqui do blog.

Beijão, e até o próximo post! <3

You Might Also Like

5 comentários

  1. Achei esse post bem interessante e tentador hahahaha. Muito bom meninas!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A ideia do método capsule wardrobe é interessante vai totalmente contra ao consumismo compramos tantas coisas que no fundo não precisamos, gostei da ideia da substituição, difícil esta moda pegar nesta era de intenso consumismo. Bjs
    http://www.makeupcominteligencia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante mesmo. Nos deixa mais conscientes quanto ao consumismo e fazemos escolhas melhores na hora das compras...

      Excluir