São Paulo: Compras e Evento com Suzy Menkes

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Escrito por Alessandra Thayssa

Olá minha gente! Como anda a vida? Atarefada ou tranquila? Independente disso, espero, acima de tudo que esteja tudo bem com vocês. Na semana retrasada eu estive em São Paulo auxiliando minha mãe, que é proprietária da multimarcas Lilac Store em Fortaleza, a fazer as compras das peças que serão comercializadas às clientes, na loja. Foi um momento muito gostoso por poder matar a saudade da minha mãe (e minha avó, que também nos acompanhou), mas também de muita responsabilidade e cansaço, afinal o papel de um comprador de moda (ou buyer) é reabastecer as araras baseado em um amplo conhecimento do mercado, do cliente, das tendências que vão pegar e dos números de vendas anteriores. E cansativo, porque a gente passa o dia andando procurando marcas bacanas, escolhendo, analisando e passando muitas horas em pé. Só quem é comprador sabe bem o que é isso.
Uma amostrinha das peças lindas que estarão na loja!
Mas essa viagem também foi muito proveitosa, pelo fato de que a gente acaba conhecendo muitas pessoas legais, de diferentes estados e segmentos, e acabamos por compartilhar experiências riquíssimas e formar laços. Para mim, essa troca é super benéfica e eu amo conhecer as vivências de outras pessoas! Bom, mas eu estava em São Paulo, e apesar de estar lá pela loja, consegui uma brechinha na agenda e corri no Shopping Iguatemi para ver e ouvir a grande jornalista e crítica de moda Suzy Menkes sendo entrevistada por Carlos Jereissati Filho, diretor executivo do Iguatemi. O evento chamado de "Fio da Meada", foi comemorativo aos 50 anos do Shopping Iguatemi e contou com uma programação recheada de palestras, workshops e bate papos com grandes nomes da moda nacionais e internacionais como Lino Villaventura, Giovanni Bianco, Cecília Dean e Hamish Bowles. Como eu disse antes, amo conhecer as experiências das pessoas e a oportunidade de ouvir alguém tão influente no mundo da moda não podia ser desperdiçada.


Suzy Menkes é a jornalista de moda mais conhecida do mundo. Tem 72 anos de idade, cinquenta dos quais só de experiência nessa área. Trabalhou em jornais e revistas de grande prestígio como The Times, The New York Times, The International Herald Tribune e Harper’s Bazaar. Após 25 anos como comentarista na seção de moda do The International Herald Tribune, ela saiu em 2014 para se tornar editora internacional da Vogue online em 20 nacionalidades e também é organizadora da conferência anual de luxo da Condé Nast Internacional, sobre o mercado de luxo. Ela é conhecida por seu penteado, um topete pompadour bem alto, e por suas críticas afiadas e sinceras, tanto positivas quanto negativas.
Suzy Menkes posa para fotos após o bate papo
 Mas apesar da honestidade, Suzy demonstra ser uma pessoa doce, perspicaz, sábia e razoável. De tantas coisas incríveis que ela falou, gostaria de destacar algumas que me chamaram a atenção:

Sobre curiosidade
Suzy disse que é uma eterna curiosa e fascinada por todas as culturas. Falou que toda vez que vai a um país gosta de explorar e entender a cultura local. “Trabalhando para a Condé Nast online, eu tenho acesso aos 20 países onde a Vogue está. É muito interessante ver como cada revista tem o espírito da Vogue em si e o espírito próprio da sua cultura. Não poderia vir ao Brasil e apenas comprar isso ou aquilo sem antes entender a cultura de vocês.”

Sobre a moda brasileira
“Acho muito interessante. Existia uma ideia de que Brasil era só moda praia, mas isso mudou. Adoro o colorido do país e gostaria de ver mais disso refletido na moda local. Também fiquei muito impressionada com o que vi sendo feito no couro. Tive que tocar para acreditar que era couro mesmo (se referindo ao desfile da grife Patricia Viera, especialista no material).”

Sobre ser Jornalista de Moda
“Uma das coisas que mais me perguntam é, o que é um bom jornalista de moda. Para mim, não é nada diferente do que faz qualquer jornalista ser bom: ter os olhos abertos, interesse, curiosidade e capacidade de contar uma história. Alguns blogs são muito bons, mas outros, eu gostaria de ensinar que precisamos sempre nos perguntar: o que você está tentando dizer ao leitor? Tem que contar uma história: quem, quando, onde e porque. E tem outra questão: fotos não substituem ver a moda ao vivo. Assistir a um desfile, olhar e tocar uma roupa, tem muitas sutilezas que fazem a diferença.”

Sobre como ter sucesso na área de moda
“Pediram ao Karl Lagerfeld (estilista da Chanel) que ele citasse três segredos para ter sucesso no mundo da moda. Ele respondeu: trabalho, trabalho e trabalho. Penso igual. Pessoas bem-sucedidas trabalham muito. Mas é preciso amar o que se faz e estar aberto e curioso para aprender todos os dias. Eu vivo fazendo perguntas.”

Sobre ter chegado no auge da profissão
“Não acho que estou no topo da minha carreira. Adoro ter montanhas para escalar e novas descobertas, isso é o que me move. Todo artigo que escrevo é um desafio.”

Sobre que conselhos dar aos novos designers brasileiros
“Dar conselhos é algo difícil de se fazer agora, pela velocidade com que o mercado tem se comportado. Mas posso dizer aos brasileiros que se preocupem em gerenciar a sua marca, conhecer o seu público e os seus compradores (de moda), isso é muito importante. Quem está começando pode se unir com outros novos estilistas, para ir a feiras, congressos e montar um showroom para mostrar suas peças ao mercado. Mesmo que tenha um custo alto, é possível se associar para conseguir isso. É preciso interagir e se ajudar. Quanto mais troca de experiências, mais potencial criativo é gerado, consequentemente boa ideias podem vir e se transformar em lucro real.”

Lookito no dia do evento
 E é isso gente! Para mim foi um momento sem igual, uma oportunidade ímpar de ouvir o ponto de vista de alguém com vasta experiência em moda, que apesar da idade, continua com a mesma energia para descobrir coisas novas, sem ter parado no tempo. Tanto, que ela também faz questão de conversar com os jovens, para entender nossos anseios e questões. Também faz questão de estar presente no mundo digital, que por sinal ela disse que foi muito fácil de entrar. “Não sinto falta do papel. Palavras são palavras onde quer que estejam. Eu também sou uma blogueira. Acho incrível como as blogueiras mexeram com a indústria, mas como tudo no mundo, tem coisas que não são boas. Algumas coisas que você lê são ruins, outras são brilhantes!” Suzy Menkes, é uma inspiração!

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