História da Indumentária - Século XX: A década de 40

09:30:00

Escrito por: Gabriella Rodrigues

Olá pessoal! Vamos dar continuidade aos nossos posts de história, agora conhecendo um pouco de uma década com dois extremos: os anos 40. Dois extremos, porque foi um período assolado pela Segunda Guerra Mundial, e em seguida, quando toda a recessão causada pela guerra passou, pudemos observar o nascimento de uma Era de Ouro, que desembocou nos anos 50.
A alta costura parisiense que teve uma ascensão nos anos 20 e 30, vai sofrer algumas restrições com escassez de tecido e dificuldades em todas as outras indústrias associadas. É uma época marcada por reaproveitamento de tecidos e reforma das roupas em casa.


As cores ficaram mais sóbrias, e as variações estavam entre verde escuro, cinza, bege, e tons mais terrosos. Os poucos recursos deixavam as mulheres parecerem elegantes sem muitas extravagâncias. Modelagens sequinhas e econômicas são a silhueta marcante influenciada pelo militarismo. Comprimento midi para as saias de pregas, ou retas, e os tailleurs com ombros bem marcados, botões, bolsos e cintos largos marcando a cintura. Também era popular um modelo de vestido que imitava uma saia com um casaco. Assim estava a mulher da época da segunda guerra.


As meias calças acabaram saindo do mercado pela falta de náilon e seda. Em lugar delas, as mulheres adotaram as meias soquetes, ou usavam as pernas de fora mesmo. Um costume curioso era marcar a perna com uma linha pintada na parte de trás, imitando as costuras.
Com a guerra, Paris e Londres ficaram isolados, e os americanos se sentiram mais livres para criar sua própria moda, que sempre havia sido influenciada por esses dois polos. Então lá nasceu o tipo de moda que consumimos hoje, o chamado ready-to-wear (pronto para usar), que consiste na fabricação de roupas em grande escala.


Em 1946, após o fim da guerra, o primeiro biquíni foi lançado por Louis Reard. O cinema da época ajudou a popularizar a peça como instrumento de sedução, e as mulheres, que não estavam preparadas para usar peças de vestuário tão reduzidas, foram se acostumando aos poucos. Um fato bastante curioso, é que o biquíni recebeu esse nome porque quando foi lançado, os EUA estavam fazendo testes nucleares no Pacífico Sul, no Atol de Bikini. Então foi associado que as mulheres de biquíni tinham o efeito de uma bomba atômica, assim como as testadas no Atol de Bikini.


Desde a crise de 1929, a moda passava por instabilidades por questões financeiras, e depois com a guerra. Em períodos pós esse tipo de acontecimento, a sociedade apresenta tendências para o luxo, como nostalgias de períodos seguros. Não foi diferente com o pós-segunda guerra.



 Um grande nome entre os estilistas do século XX começou a fazer suas contribuições para a moda em 1947. Christian Dior em sua primeira coleção, surpreendeu a todos com saias rodadas, cintura fina bem marcada, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de salto alto. O estilo apresentado ficou conhecido como New Look, graças a icônica frase de Carmel Snow, editora da revista Harper’s Bazaar. Ao ver as peças, ela exclamou “It’s a new look!”.
 

As saias do New Look Dior eram bastante amplas, e deveriam ser 40cm acima do chão. Ele voltou a valorizar as curvas femininas em vestidos luxuosos que levavam até 25 metros de tecido. Os bons tempos definitivamente tinham voltado, e é essa silhueta que vai marcar toda a década seguinte, os anos 50.


A moda masculina também tem seu momento nostálgico e as roupas voltam a parecer com o período eduardiano. Os homens estão livres das fardas, e usam paletós compridos e justos abotoados até o pescoço, calças apertadas e chapéu coco com aba virada.



Na década de 40 uma brasileira fez uma contribuição importantíssima para a moda. Carmen Miranda criou as sandálias plataformas, pedindo para um sapateiro fazer um sapato com 10cm de salto e sola. Ela era cantora, dançarina, atriz e estilista e fez muito sucesso em Hollywood com seu Mirandalook.
 

É isso pessoal, espero que tenham gostado! Você já me acompanha nas minhas redes sociais? Você pode me achar no instagram e twitter. Siga também o Chá com Estilo para saber sempre que tiver post novo e não perder nenhuma novidade aqui do blog.

Esse é o meu último post aqui no blog esse ano, então desejo pra vocês um 2017 de paz, amor, prosperidade, muitas realizações, e claro, cheio de estilo! <3

Beijão, e nos vemos ano que vem!!!


You Might Also Like

0 comentários