Alta Costura: Os Bastidores da Criação de uma Obra de Arte

12:11:00

Escrito por Alessandra Thayssa

Ateliê da Chanel / Fonte: http://graphics8.nytimes.com


Olá gente! Tudo bem? Espero que sim! Por aqui está tudo caminhando, graças a Deus! Hoje o post está um luxo só, pois o assunto é sobre alta-costura! Na semana passada, em Paris, aconteceram os desfiles das grifes mais importantes do mundo, que exibiram peças com toda a primazia do belo trabalho manual de seus ateliês. Porém, hoje vim compartilhar com vocês de forma mais detalhada, o número de horas e de profissionais necessários para se produzir uma peça que é uma verdadeira obra de arte! Vamos conhecer abaixo alguns dos looks mais trabalhosos dessa temporada de 2017:

IRIS VAN HERPEN
O vestido, que é uma verdadeira escultura (assim como toda a coleção), levou 1400 horas para ficar pronto e foram necessárias oito pessoas, que usaram seis técnicas para moldar e confeccionar a peça, entre elas o corte a laser, a termoformagem, heat-hand-molding (moldagem à mão, usando ar quente), costura à mão e na máquina. O tecido usado foi tule de seda, misturado com poliuretano.
 
Look de Iris Van Herpen / Fonte: irisvonherpen.com


CHANEL
Em um dos desfiles mais apaixonantes que a marca já fez, esse conjunto de calça e vestido, foi confeccionado em organza e levou (somente, kkk) 1000 horas de trabalho e 12.000 peças, entre folhas de prata e cristais, que foram todos bordados à mão!

Chanel / Fonte: ffw


DIOR
Esse vestido super etéreo e delicado, precisou de uma mão de obra de 12 pessoas e mais de 1000 horas de trabalho, para exibir na passarela essa beleza criada em tule, com um mosaico de mais de mil plumas!

Dior / Fonte: vogue.com


VALENTINO
No tom de rosa pastel que está super em alta, o vestido de organza tem 200 tiras de franjas de musseline, que foram feitas à mão e bordadas com plumas, também no mesmo tom de rosa. Só de pessoas que trabalharam na peça, foram oito artesãos.

Valentino / Fonte: ffw


SCHIAPARELLI
O vestido de crepe com a icônica lagosta, que é um dos símbolos imortais da maison, é um intrincado aplique, também em crepe, que se mostrou um verdadeiro quebra-cabeças em sua montagem. Já na estrutura da peça, o desafio ficou em elaborar a assimetria precisa do vestido, para mostrar o perfeito balanço e equilíbrio de uma roupa pensada e criada em 250 horas e trabalhada por uma equipe de seis pessoas.

Schiaparelli / Fonte: vogue.com


ARMANI PRIVÈ
Esse é só mais um daqueles conjuntos "básicos" de saia e blusa, feito de seda e todo bordado com mais de 1000 cristais! De tecido, foram 20 metros no total e na equipe, foram cinco pessoas que dedicaram 500 horas de trabalho para fazer esse look luxo.

Armani Privé / Fonte: ffw


MAISON MARGIELA
Aparentemente, uma peça estranha, feita com técnica de desconstrução, que não tem nada demais. Pois está na hora de rever seus conceitos, porque esse vestido foi feito com uma precisão milimétrica! Por cima do vestido de tule vermelho, temos uma malha de crochê  constituído por uma enorme e complexa variedade de pontos feitos à mão, por 30 pessoas, que trabalharam 200 horas para produzir essa elaborada roupa!

Maison Margiela / Fonte: vogue.com


ATELIER VERSACE
Uma beleza só esse conjunto de blazer + vestido, todo em organza de seda, que foi inteiramente bordado à mão com os famosos cristais Swarovski, para formar esse incrível degradê de nude rosê ao cinza-aço. Para essa produção foram necessárias pouco mais de 1000 horas de trabalho.

Atelier Versace / Fonte: ffw


ELIE SAAB
Esse é o designer, cujos vestidos todo mundo sonha em vestir e o luxo é a palavra de ordem nas criações desse estilista. Para esse vestido de noiva, foram necessários 75 metros de tule, que foi todo bordado com paetês dourados e fios de seda, por 18 bordadeiras e mais 18 costureiras.

Elie Saab / Fonte: vogue.com


Podemos perceber que não existe economia na confeccção dessas maravilhosas peças, e com tanta mão de obra, criação e horas trabalhadas, não se admira que os preços sejam inalcançáveis para nós pobres mortais. Mas fazer alta costura não é para qualquer um, pois é preciso que o artesão tenha um talento manual único, que o torna um profissional diferenciado, capaz de fazer aquilo que ninguém mais faz, com tamanha perfeição! E você o que acha do mundo da alta costura? É fã do trabalho de alguma marca? Pois me conta aí abaixo nos comentários! Desejo um final de semana bem luxuoso pra vocês! Beijo grande e até o próximo post!

You Might Also Like

0 comentários