História da Indumentária - Século XX: A década de 90

09:30:00

Escrito por: Gabriella Rodrigues
Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje o nosso post é uma despedida do século XX, com a década de 90. Nossa série de História da Indumentária está quase no fim, então vamos explorar o período lançador das melhores tendências que você respeita até hoje.

Há algum tempo já estamos tendo um revival dos anos 90 na moda, e algumas peças icônicas do guarda-roupa dos jovens na época voltaram a fazer a nossa cabeça. A década é um contraponto ao período de exageros e excentricidades dos anos 70 e 80, e o minimalismo é uma palavra-chave para descrever o estilo 90’s, aliado à modernidade e conforto. 
Campanha Calvin Klein nos anos 90. A marca é um símbolo do espírito minimalista ninetie e teve grande destaque nesse período.
Poucos detalhes, poucas costuras, modelagens mais discretas e soltinhas; tudo isso teve forte referência em criadores japoneses que influenciaram a moda ocidental.


Se alguém ainda tinha dúvida de que os jeans haviam chegado aos guarda-roupas para ficarem, isso foi definitivamente confirmado nos anos 90. A peça se consolidou de uma vez por todas, e sua versão de cintura alta, assim como a famosa calça bag, fizeram a cara da década.

Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, grande sucesso da subcultura grunge nos anos 90.

A subcultura grunge teve o seu ápice em 1991 com o lançamento do álbum Nevermind, da banda Nirvana. E esse grupo que, diferente dos punks “anti-moda”, diziam ser apenas “sem moda” acabou contraditoriamente deixando um legado de estilo. Com produções e performances mais básicas, os grunges eram conhecidos por usar roupas do seu dia-a-dia em todas as ocasiões, inclusive nos shows, indo de encontro a ideologia Glam Metal. Los Angeles saiu de cena e houve a ascensão de cidades menores, como Seattle (considerada o berço do grunge), Tacoma, Aberdeen, Montesano e Olympia.


O símbolo master do grunge, aka camisa de flanela xadrez, é uma peça regional, originária dos lenhadores canadenses. Algumas dessas cidades, como Seattle e Aberdeen são bem próximas do Canadá. São cidades em que as temperaturas são baixas, o que facilitou a popularização do tecido barato e durável. Uma coisa curiosa é que as temperaturas em Seattle podem oscilar em 20 graus no mesmo dia, então amarrar a camisa na cintura também era um visual grunge comum. Além da camisa, t-shirts super largas, calças jeans rasgadas, coturnos, all star, e gorros compunham o visual “podrinho” dessa galera. Muitos compravam suas roupas em bazares, o que poderia explicar as peças serem maiores que o tamanho da pessoa, então o oversized nesse ponto não era proposital.

Looks atuais inspirados no estilo grunge.


O grunge influenciou muito a moda, sendo inspiração de nomes como Marc Jacobs para apresentar suas coleções.

Coleção Marc Jacobs inspirada no Grunge.


Nos anos 90 a TV e o cinema influenciavam muito as pessoas (até hoje, né?) e alguns filmes e seriados dessa época tornaram o estilo dos personagens simbólicos e super reproduzidos. O visual de Will Smith em Um Maluco No Pedaço é um streetwear fiel a moda da década. 
Will Smith - Um Maluco No Pedaço

E quem não queria ter o cabelo da Rachel, nossa querida Jennifer Aniston, em Friends? O “Rachel Cut” foi um verdadeiro sucesso, e foi o corte de cabelo mais pedido da década.

Jennifer Aniston de Rachel Green - Friends

Outro visual que traduz muito o espírito da década é o vestidinho estilo camponesa floral, e também o slipdress, ou vestido camisola. Os dois eram muito usados sobrepostos com camisetas, que é super tendência agora, aliás.

O vestido estilo camponesa em uma revista da época e um look atual com slipdress.

E falando em tendências anos 90 de volta, não posso deixar de mencionar as blusas de decote ombro à ombro, top croppeds, calças de cintura alta, jardineiras/macacões, jaquetas/camisas jeans, saias jeans... Tudo isso fazia a cabeça das fashionistas nineties e rouba os nossos corações agora.

Looks atuais seguindo as tendências nineties.

No âmbito de acessórios, o que não falta são símbolos marcantes dessa década pra gente relembrar. Sapatos com saltos tratorados, a famosa e queridíssima Melissa Spider, óculos coloridos, bandanas, gargantilhas, brincos autocolantes, presílhas, tic tacs, mochilas infláveis, tattoo chokers, e enfim! Saber que a maioria dessas coisas estão sendo usadas agora dá um alívio na nostalgia, né? Haha!



É isso aí, pessoal, espero que tenham gostado e que tenha inspirado vocês. Esqueci de falar de alguma peça símbolo dos anos 90 que você sentiu falta? Qual era/é a sua favorita? Conta pra mim nos comentários! Você já me acompanha nas redes sociais? Você pode me achar no instagram e twitter, e seguir também o Chá Com Estilo pra saber sempre que tiver post novo. Fique ligado também na nossa página do Facebook!

Beijão e até semana que vem! <3


You Might Also Like

2 comentários

  1. Como não amar essa década que eu sinto falta pakas. Sou muuuuuuito vintage e todos os dias acordo achando que vivo nos anos 90 kkkk real! (sou louca a esse extremo)
    Minha década favorita para todo o sempre... Sem contar que sou muuuuuuito fã de NIRVANA. Segue minha playlist no spotify hahahaha Amo demais o estilo grunge. Ótimo post. Beijos!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, né? E com essas tendências de volta a gente se sente nos anos 90 de novo mesmo!
      Muito obrigada pela visita, fico feliz de saber que gostou! Beijão! <3

      Excluir