MODA AGENDER: TENDÊNCIA?

10:30:00

Escrito por Alessandra Poleti



Olá pessoas, que saudades de escrever por aqui! Muita coisa aconteceu neste início de ano para mim, mudanças de estado e fiquei dodói mas não se aperreie que estou bem, mas e você, como tens passado? Espero que bem hein. Bom, não sei se lembram, estou morando em Sampa, e dei continuidade a faculdade aqui, porém eu iria para o 4 período, mas por sorte ou não (rsrsr) não tinha turma deste período, então pulei para o 5 e no próximo semestre concluo o 4, deu pra entender? kkkk, mas no final dará tudo certo, enfim, sendo assim farei o TCC neste semestre (imagina o desespero da pessoas aqui), pois é e o tema é moda sem gênero ou melhor: Moda Agender. Sendo assim, começam as pesquisas sobre o tema e a escolha do subtema (que ainda não me decidi, sugestões aceitas hahaha) então resolvi compartilhar com vocês um pouco do que já pesquisei, pois confesso que para mim ainda era um tema que não entrava a fundo, mas como designers não podemos deixar de pesquisar algo e sim todo, independente de gostos e estilos.
Você sabe o que moda agender / gender-bender / sem gênero / a gênero ou seja unissex ?
Muitos são os termos, mas tudo se resume em moda unissex, algo que hoje em dia ainda é muito polêmico mas que aos poucos os adeptos vão se "libertando"ou se identificando, enfim: usando!



Sinceramente, não vejo como algo novo e sim como pessoas que gostam de polemizar, pois a muitos séculos já existe a moda unissex ou vai me dizer que as túnicas (vestidos) que se usavam lá nos primórdios não era unissex? E as saias usada pelo faraós e guerreiros? Pois é, por isso sempre digo, a moda não é nova, ela só aparece com uma cara nova e as pessoas é que inventam moda dizendo coisas sem ao menos olharem para trás, tudo na moda vem de algo ou de algum tempo, sempre terá alguma inspiração no passado.


A moda agender sempre esteve presente, apenas vai e volta e de como vemos ela, outro exemplo, quando houve a necessidade de que as mulheres também precisavam de uma roupa confortável na época de guerra, uma vez que os longos vestidos e saias não eram uma boa opção para o trabalho Chanel aos poucos deu continuidade ao que Paul Poiret havia começado com o fim dos espartilhos e início das "calças", trazendo conforto e liberdade ao vestuário feminino.

 Anos 1920 em diante, a calça feminina que até então apenas homens usavam

E na Escócia, que os homens sempre usaram e usam saias? E quando pegamos a camiseta do namorado ou esposo? Pois é, não é algo novo minha gente. 


E vale ressaltar que a moda agender não é reflexão de sua orientação sexual, em alguns casos pode até ser, mas a proposta não é esta e sim refletir que a moda é livre.

Com seu cabelo comprido, roupas justas e atitude rock'n'roll, Mick Jagger é referência de estilo até os dias de hoje.


O visual de Ziggy Stardust, personagem criado por David Bowie

Hoje a moda literalmente reflete a realidade, seja em mostrar como está seu dia, seu status, seu estilo de vida e reflete até os questionamentos e manifestações atuais e a cada dia ganha mais força em um tempo de maior consciência coletiva.
Dito isto, a moda vem aos poucos mudando a realidade ou melhor alterando o rumo em que a indumentária tomou, onde existe a moda feminina e masculina, o mundo está se voltando para novos olhares e nós que fazemos a moda, estamos aí para fazer isto acontecer!



A moda há muito tempo tem suas regras, mas hoje, estas regras estão aí para serem quebradas, por mim e por você. Então seja livre para usar o que quiser, se você se sente bem, quem é o mundo para julgar, não existe o bem e mal vestido, o que existe é bom senso e claro, gostos diferentes, às vezes o bonito para um não é para o outro e vice e versa. O importante é se sentir bem, o que importa é fazer o bem (CBjr) .
Então, seja feliz e vista o que quiser!

 Selfridges

E agora que pude trazer um pouco do que vem a ser a moda agender, o que você acha sobre? É importante esta "mudança"visual ou comportamental da sociedade perante a moda ou não? Comenta aqui para sabermos sua opinião. Esperamos por você nas redes sociais aqui ao lado.

Beijos e até breve pessoas.

@alepoleti

You Might Also Like

0 comentários