Moda, Comunicação e Política
09:30:00Escrito por Alessandra Thayssa
Fonte: www.mrflymoda.com.br/blog |
A moda é muito mais do que apenas a roupa. O ato de se vestir não é
somente uma necessidade de cobrir o corpo, é também uma forma de
comunicação carregada de significados. Mesmo quando não falamos nada,
estamos o tempo todo enviando mensagens através de nossa aparência, e
principalmente, através das roupas que usamos. Comunicamos nosso estado
de espírito, posição social, cultura e preferências. Nossa aparência é
um canal revelador da nossa personalidade, porém, dizer se uma pessoa é
gente boa ou não somente olhando para ela é praticamente certeza de
erro, pois para a gente saber realmente quem é a pessoa, é necessário
dar uma chance para essa pessoa mostrar o seu potencial e realmente
revelar a sua verdadeira personalidade.
Hillary e Bill Clinton, usando a cor roxa. Uma mensagem de reconciliação e posicionamentos políticos / Fonte: https://fortunedotcom.files.wordpress.com |
Recentemente o mundo
ficou sabendo que Donald Trump foi eleito o novo presidente dos Estados
Unidos. Muitos prevêem um apocalíptico cenário de incerteza e abalo do
mundo ocidental, já outros tantos comemoram e veem uma esperança para a
retomada do crescimento produtivo-econômico dos EUA e uma reação maciça
contra uma mídia desonesta e parcial. Fora os posicionamentos
ideológicos, outro fato chamou a atenção logo após a notícia da vitória
de Trump: A roupa que a candidata derrotada Hillary Clinton usou para o
seu discurso após o resultado das eleições. Hillary usou um terninho
cinza grafite, de Ralph Lauren, com largas lapelas em tom reluzente de
roxo, e por dentro, uma camisa de seda da mesma cor. Seu marido, Bill
Clinton, também optou por uma gravata do mesmo tom de roxo.
Pôster do filme "As Sufragistas", com o roxo, branco e verde ao fundo, as cores do movimento / Fonte: https://3.bp.blogspot.com |
Mas
porque a cor roxa chamou tanto a atenção? Qual o significado desse tom
em meio ao contexto político desse momento? Antigamente, como já
mostramos em nossos posts de história da moda, o roxo era uma cor rara e
muito cara, obtida da secreção de algumas espécies de moluscos
encontrados na costa do Mediterrâneo, Atlântico e nas Ilhas Britânicas. Por seu alto preço, era uma cor que simbolizava riqueza e poder. O roxo
raramente é encontrado na natureza, mas seu significado varia em muitas
culturas. Além da significação com a nobreza, o roxo também é associado
ao esoterismo, ao sobrenatural e à espiritualidade. Em outras culturas, é
a cor do luto. Já no séc. 19, as sufragistas usavam roxo (liberdade e
dignidade), branco (pureza na vida pública e privada) e verde
(esperança) como as cores de sua luta. Com relação à Hillary, sabemos
que ela era candidata pelo partido democrata, cuja cor representativa é o
azul, já o partido republicano, do adversário, é representado pela cor
vermelha. Se você já estudou teoria das cores, saberá que o roxo nada
mais é do que a mistura do azul com o vermelho. Então, o significado
desse look dos Clinton pode ser interpretado de muitas formas, mas,
acredito que especialmente como uma mensagem de união de todos os
americanos por um país forte e democrático, e por que não afirmar
também, ser uma mensagem de cunho social que diz respeito à liberdade e à
dignidade, temas tão debatidos durante o polêmico processo eleitoral.
Michelle Obama (à dir.) usando a roupa em tom roxo como mensagem política / Fonte: http://media4.s-nbcnews.com |
Outro
fato que vem a confirmar esse significado do uso do roxo, veio da atual
primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama em seu primeiro
encontro oficial com sua sucessora Melania Trump, na Casa Branca.
Michelle escolheu para essa ocasião um look roxo do estilista Narciso
Rodriguez, de origem latina. A mensagem passada é de reconciliação entre
os americanos, mas também um posicionamento político, ao optar por um
estilista filho de imigrantes cubanos, mostrando assim sua inclinação
favorável à causa da imigração. A moda é um canal de construção
da nossa identidade, mas que só pode ser compreendida se a gente estiver
por dentro do contexto social e cultural de uma sociedade, se não,
podemos cair no erro de julgar algo que a gente não conhece e não
entende. E coitado de quem pensa que moda é coisa fútil, quando na
verdade, é um fenômeno que não pode ser estudado e entendido sem outras
áreas do conhecimento como a sociologia, antropologia, psicologia e
semiótica. Pois é, quem diria que um simples look pode carregar tanta
profundidade?
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