Moda, Comunicação e Política

09:30:00

Escrito por Alessandra Thayssa

Fonte: www.mrflymoda.com.br/blog

A moda é muito mais do que apenas a roupa. O ato de se vestir não é somente uma necessidade de cobrir o corpo, é também uma forma de comunicação carregada de significados. Mesmo quando não falamos nada, estamos o tempo todo enviando mensagens através de nossa aparência, e principalmente, através das roupas que usamos. Comunicamos nosso estado de espírito, posição social, cultura e preferências. Nossa aparência é um canal revelador da nossa personalidade, porém, dizer se uma pessoa é gente boa ou não somente olhando para ela é praticamente certeza de erro, pois para a gente saber realmente quem é a pessoa, é necessário dar uma chance para essa pessoa mostrar o seu potencial e realmente revelar a sua verdadeira personalidade.
Hillary e Bill Clinton, usando a cor roxa. Uma mensagem de reconciliação e posicionamentos políticos / Fonte: https://fortunedotcom.files.wordpress.com
Recentemente o mundo ficou sabendo que Donald Trump foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos. Muitos prevêem um apocalíptico cenário de incerteza e abalo do mundo ocidental, já outros tantos comemoram e veem uma esperança para a retomada do crescimento produtivo-econômico dos EUA e uma reação maciça contra uma mídia desonesta e parcial. Fora os posicionamentos ideológicos, outro fato chamou a atenção logo após a notícia da vitória de Trump: A roupa que a candidata derrotada Hillary Clinton usou para o seu discurso após o resultado das eleições. Hillary usou um terninho cinza grafite, de Ralph Lauren, com largas lapelas em tom reluzente de roxo, e por dentro, uma camisa de seda da mesma cor. Seu marido, Bill Clinton, também optou por uma gravata do mesmo tom de roxo.
Pôster do filme "As Sufragistas", com o roxo, branco e verde ao fundo, as cores do movimento / Fonte: https://3.bp.blogspot.com
Mas porque a cor roxa chamou tanto a atenção? Qual o significado desse tom em meio ao contexto político desse momento? Antigamente, como já mostramos em nossos posts de história da moda, o roxo era uma cor rara e muito cara, obtida da secreção de algumas espécies de moluscos encontrados na costa do Mediterrâneo, Atlântico e nas Ilhas Britânicas. Por seu alto preço, era uma cor que simbolizava riqueza e poder. O roxo raramente é encontrado na natureza, mas seu significado varia em muitas culturas. Além da significação com a nobreza, o roxo também é associado ao esoterismo, ao sobrenatural e à espiritualidade. Em outras culturas, é a cor do luto. Já no séc. 19, as sufragistas usavam roxo (liberdade e dignidade), branco (pureza na vida pública e privada) e verde (esperança) como as cores de sua luta. Com relação à Hillary, sabemos que ela era candidata pelo partido democrata, cuja cor representativa é o azul, já o partido republicano, do adversário, é representado pela cor vermelha. Se você já estudou teoria das cores, saberá que o roxo nada mais é do que a mistura do azul com o vermelho. Então, o significado desse look dos Clinton pode ser interpretado de muitas formas, mas, acredito que especialmente como uma mensagem de união de todos os americanos por um país forte e democrático, e por que não afirmar também, ser uma mensagem de cunho social que diz respeito à liberdade e à dignidade, temas tão debatidos durante o polêmico processo eleitoral.
Michelle Obama (à dir.) usando a roupa em tom roxo como mensagem política / Fonte: http://media4.s-nbcnews.com
Outro fato que vem a confirmar esse significado do uso do roxo, veio da atual primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama em seu primeiro encontro oficial com sua sucessora Melania Trump, na Casa Branca. Michelle escolheu para essa ocasião um look roxo do estilista Narciso Rodriguez, de origem latina. A mensagem passada é de reconciliação entre os americanos, mas também um posicionamento político, ao optar por um estilista filho de imigrantes cubanos, mostrando assim sua inclinação favorável à causa da imigração. A moda é um canal de construção da nossa identidade, mas que só pode ser compreendida se a gente estiver por dentro do contexto social e cultural de uma sociedade, se não, podemos cair no erro de julgar algo que a gente não conhece e não entende. E coitado de quem pensa que moda é coisa fútil, quando na verdade, é um fenômeno que não pode ser estudado e entendido sem outras áreas do conhecimento como a sociologia, antropologia, psicologia e semiótica. Pois é, quem diria que um simples look pode carregar tanta profundidade?

You Might Also Like

0 comentários