Carreiras Legais Na Moda: Designer de estampas

09:30:00

Escrito por: Gabriella Rodrigues

Olá pessoal, tudo bem com vocês? No post de hoje, vocês conhecerão uma carreira muito bacana que um designer de moda pode seguir: criar estampas! Nós temos outros dois posts falando sobre profissões aqui no blog, um referente a Cool Hunter, e outro sobre Figurinista, se você não tiver lido, pode clicar aí pra dar uma olhada, ou até relembrar. Muita gente acha que se você estuda moda, você está fazendo isso para ser estilista, mas a verdade é que existem muitas variedades de carreiras incríveis para seguir, então vamos conhecer mais uma!


Quando estão criando uma coleção, seja de moda ou de produto, os designers têm a possibilidade de trabalhar com estampas, mas não necessariamente também são responsáveis por criá-las. Existem profissionais que se especializam apenas em fazer estampas, e que podem ser contratados para fazer essa parte.


Existem técnicas variadas para estampar superfícies, mas a forma como a estampa será feita, está relacionada intimamente com o conceito da coleção e a estética mais apropriada ao tema. Desde estampas manuais, com marcadores apropriados, ou carimbos, até as digitalizadas, com efeitos de aquarela, pop art, entre outros.


Para desenvolver as técnicas, qualquer um pode estudar, e fazer cursos, mas além disso, é fundamental para você que deseja trabalhar dessa forma, estar sempre se inspirando com referências artísticas. Normalmente, as pessoas que optam por trabalhar na área do design, seja ele qual for, são criativas, e esse é um bônus para que seu trabalho seja sempre inovador.

Croqui de Liana Thomaz para a grife Água de coco.

O trabalho de pesquisa para a inspiração das estampas é uma das partes mais legais do processo. Existem basicamente quatro grandes nichos para os tipos de estampa: Floral, Geométrico, Étnico e Figurativo.


Floral: Apenas dispensa explicações. Arrisco dizer que é o tipo mais comum de estampa, é muito difícil encontrar uma mulher que não tenha nada floral no guarda roupa. Sejam flores pequenas, grandes, desconstruídas, multi coloridas, em preto e branco... É só amor!


Geométrica: Esse tipo de estampa é mais linear e certinho. Se caracteriza pela presença de formas geométricas, e já houve um grande movimento artístico que seguia esse estilo, o Art Déco, com seu apogeu entre os anos 1920 e 1930.


Étnica: As estampas étnicas são formadas por padronagens inspiradas na cultura de alguma etnia. As mais comuns são as sul-americanas, africanas e indianas, mas existem muitas variedades! Gregas, chinesas, mexicanas... Enfim!


Figurativa: Aqui se concentram a maioria das estampas diferentes que você vê por aí. Porque as estampas figurativas são uma representação, estilizada ou não, de algo real. Objetos, animais, pessoas, carros, comida... Tudo o que fizer parte do mundo real, e não se encaixar nas outras categorias (as flores fazem parte, mas se encaixam no floral, obviamente), será figurativo.



Quando pensamos em estampas, um padrão repetido é a primeira coisa que vem à cabeça, mas também podemos ter estampas localizadas, com uma ilustração lindíssima e única em uma camiseta, quadros, canecas, entre outros produtos (de moda ou não).

Então é isso, pessoal! Quem aí tem talentos para ilustração e se anima em se tornar um Designer de estampas? Todo o processo é muito interessante e deve ser valorizado, pois sem esses profissionais, o guarda-roupa de muita gente não seria o mesmo!

Espero que tenham gostado, vocês podem deixar sugestões de outras profissões ligadas a moda que queiram ver aqui no blog. Fiquem ligados nas minhas redes sociais, e nas no blog, para não perder nenhuma novidade!

Gabriella Rodrigues:Instagram / Twitter
Chá Com Estilo: Instagram / Facebook


Beijão, e até o próximo post! <3

You Might Also Like

0 comentários